quinta-feira, 20 de maio de 2010

O QUE SÃO METAIS PESADOS?
Metais pesados são todos os elementos químicos que apresentam seu número atômico maior do que 22. Contudo, a definição mais difundida é aquela relacionada com a saúde pública: metais pesados são aqueles que apresentam diversos efeitos à saúde animal e a conservação ambiental. O Adjetivo: ´´pesado``, é literal, resultado desses materiais serem mais densos, ou seja, tem seus atamos mais próximos uns dos outros.

CARACTERÍSTICAS:
Os metais pesados não podem ser destruídos e são altamente reativos no ponto de vista químico, o que explica a dificuldade de encontrá-los em estado puro na natureza. Normalmente apresentam-se em concentração muito pequenas, associados a outros elementos químicos, formando mineral em rochas.
Os metais são classificados em:
1. Elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio;
2. Micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio.
3. Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel.

EFEITOS NA SAÚDE
A maioria dos organismos vivos só precisa de alguns poucos metais e em doses muito pequenas para a manutenção da saúde dos seres vivos, participando do metabolismo e formação de muitas proteínas, enzimas, vitaminas e pigmentos respiratórios. Tão pequenas que costumamos chamá-los de micronutrientes, como é o caso do zinco, do magnésio, do cobalto e do ferro (constituinte da hemoglobina). Estes metais tornam-se tóxicos e perigosos para a saúde humana quando ultrapassam determinadas concentrações-limite.
Já o chumbo, o mercúrio, o cádmio, o cromo e o arsênio são metais que não existem naturalmente em nenhum organismo. Tampouco desempenham funções - nutricionais ou bioquímicas - em microorganismos, plantas ou animais. Ou seja: a presença destes metais em organismos vivos é prejudicial em qualquer concentração. Desde que o homem descobriu a metalurgia, a produção destes metais aumentou e seus efeitos tóxicos geraram problemas de saúde permanentes, tanto para seres humanos como para o ecossistema.

COMO AGEM:
Em contato com o organismo, esses metais acabam atraindo para si dois elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas. Eventualmente eles se unem a algumas delas, impedindo que funcionem - o que pode levar até a morte. "Os metais pesados também se ligam às paredes celulares, dificultando o transporte de nutrientes"
Tríade inimiga: Mercúrio, chumbo e cádmio são os metais mais perigosos.
Pulmões: Ficam inflamados em contato com o cádmio.
Fígado e Rins: São os órgãos mais danificados pelo cádmio.
Mãos: Suas articulações - até as dos dedos e do pulso - ficam paralisadas por contaminação de chumbo.
Cérebro: Ingerido em peixes contaminados, o mercúrio debilita as funções cerebrais. E o vapor do metal causa distúrbios psíquicos, como depressão.
Aparelho digestivo: É atacado pelo chumbo e pelo cádmio.

O QUE CAUSAM?
Os metais pesados possuem diferentes graus de toxicidade segundo a classificação:
-Altamente tóxicos.
-Tóxicos, mas os ricos de contaminação se restringem aos trabalhadores da indústria.
-Úteis para o organismo em pequenas quantidades, mas tóxicos em grandes quantidades.
-Não-tóxicos em pequenas quantidades, mas tóxicos em grandes quantidades


EXEMPLOS DE METAIS PESADOS:

CÁDMIO (Cd)
O cádmio é um metal pesado que produz efeitos tóxicos nos organismos vivos, mesmo em concentrações muito pequenas. Alguns órgãos vitais são alvos da toxidade do cádmio. Em organismos intensamente expostos, o cádmio ocasiona graves enfermidades ao atuar sobre estes órgãos.
Danos ao organismo - cérebro, coração e vasos sanguíneos, rins, e pulmões
Formas de contaminação - A exposição ao cádmio nos humanos ocorre geralmente através de duas fontes principais:
- Via oral (por água e ingestão de alimentos contaminados),
- Inalação (Aerossóis, poeiras e fumos, sendo esta a principal via de absorção.)

CHUMBO (Pb)
Danos ao organismo - Dores abdominais, distúrbios na visão, paralisia nas mãos
Formas de contaminação - Tintas e alimentos contaminados por pesticidas à base do elemento
A Exposição ambiental ao chumbo aumentou bastante após o processo de industrialização e o aumento da mineração. Diferente da intoxicação aguda que geralmente tem sua fonte facilmente detectável, a exposição prolongada deve-se a várias fontes – petróleo, processos industriais, tintas, soldas em enlatados, canos de água, ar, poeira, sujeira das ruas e vias, solo, água e alimentos.
Exposição ocupacional: algumas profissões têm um risco muito maior: montagem de veículos, montagem e recuperação de baterias, soldagem, mineração, manufaturação de plásticos, vidros, cerâmicas e indústrias de tintas, oficinas de artesanato.
Países subdesenvolvidos: O chumbo continua a ser um importante problema de saúde pública. A exposição por diversas fontes parece ser até mais importante do que pelo petróleo, especialmente na população pobre – mineração, fábricas de baterias, artesanato, fundições. Países desenvolvidos: Nesses países, tem-se conseguido uma diminuição no uso de chumbo principalmente no petróleo, nos últimos anos.
Saturnismo: envenenamento por chumbo. A intoxicação por chumbo é uma doença crônica, às vezes com episódios sintomáticos agudos que levam ao efeito crônico irreversível. Os sintomas mais comuns são dores abdominais severas, úlceras orais, constipação, paralisia de mãos e pés e a sensação de gosto metálico, anemia, disfunção renal, hepatite e encefalopatia


MERCÚRIO (Hg)
Danos ao organismo - Perda da visão, debilitação das funções cerebrais, coma
Formas de contaminação - Ingestão de peixes contaminados e o vapor do metal
Onde é utilizado?
O mercúrio é largamente utilizado no Brasil nos garimpos, no processo de extração do ouro (amálgama).
Porque o mercúrio no garimpo é um problema ocupacional e também ambiental? O mercúrio além de ser usado no garimpo poluindo assim a terra enchendo deste elemento, também é muito prejudicial à saúde sendo um elemento que se instala no corpo causando danos a saúde de quem entra em contato excessivamente com ele.
O mercúrio é também usado em certos praguicidas ditos mercuriais. Pode ainda ser usado em indústrias de produtos medicinais, desinfetantes e pigmentos. É altamente tóxico ao homem, sendo que doses de 3 à 30 gramas são fatais. Apresenta efeito cumulativo e provoca lesões cerebrais.
Curiosidade: É bastante conhecido o episódio de Minamata no Japão, onde grande quantidade de mercúrio orgânico foi lançada por uma indústria, contaminando peixes e habitantes da região, provocando graves lesões neurológicas e mortes.


CROMO (Cr)
Danos ao organismo - Úlceras, inflamação nasal, câncer de pulmão
Formas de contaminação - Contato com resíduos na indústria de curtição de couros
Obs.: O Cr (III) - uma das formas do cromo - é essencial para o corpo humano, mas nessa forma de Cr (VI), é nocivo à saúde.

NÍQUEL (Ni)
Danos ao organismo - Doenças respiratórias, alergias
Formas de contaminação - Exposição a vapores do metal em indústrias metalúrgicas

PLATINA (Pt)
Danos ao Organismo - Urticária, problemas respiratórios
Formas de contaminação - Contato com resíduos em fábricas que industrializam o metal

PRATA (Ag)
Danos ao organismo - Dores abdominais, vômito e diarréia
Formas de contaminação – Ingestão acidental em indústrias que trabalham com derivados do material

COBALTO (Co)
Danos ao organismo - Problemas respiratórios, alergias
Formas de contaminação - Contato com a poeira do metal em indústrias

COBRE (Cu)
Danos ao organismo - Febre, náuseas, diarréia
Formas de contaminação – Ingestão de água contaminada pelo metal presente em encanamentos

FERRO (Fe)
Danos ao organismo - Vômitos, diarréias e problemas intestinais
Formas de contaminação – Transfusões de sangue, excesso de ferro na alimentação

MANGANÊS (Mn)
Danos ao organismo - Distúrbios neurológicos, como Mal de Parkinson
Formas de contaminação - Inalação de poeira do material na indústria de mineração

ZINCO (Zn)
Danos ao organismo - Tosse, febre, náusea, vômitos
Formas de contaminação – Contato com resíduos de indústrias metalúrgicas

ESTANHO (Sn)
Danos ao organismo - Náusea, vômito e diarréia
Formas de contaminação - Resíduos do metal em comidas enlatadas

QUESTÃO AMBIENTAL
Os metais pesados são uns dos mais prejudiciais poluentes do ecossistema. A crescente quantidade de indústrias atualmente em operação, especialmente nos grandes pólos industriais do mundo, tem causado o acúmulo de grandes concentrações de metais nos corpos hídricos como rios, represas e nos mares costeiros. Isto ocorre, pois grande parte das indústrias não trata adequadamente seus efluentes antes de lançá-los no ambientes. Os metais, quando lançados na água, agregam-se a outros elementos, formando diversos tipos de moléculas, as quais apresentam diferentes efeitos nos organismos devido a variações no grau de absorção pelos mesmos. O zinco, por exemplo, pode formar ZnOH, ZnCO3; o mercúrio pode constituir HgCl2, Hg2SO3; o chumbo pode constituir PbOH, PbCO3, e assim por diante. Apesar da toxicidade de cada metal variar de acordo com a espécie, existe uma classificação da toxicidade relativa dos metais mais comuns no meio ambiente, em ordem decrescente de periculosidade: Hg, Ag, Cu, Zn, Ni, Pb, Cd, As, Cr, Sn, Fe, Mn, Al, Be, Li. Um dos efeitos mais sérios da contaminação ambiental por metais pesados é a bioacumulação dos poluentes pelos organismos vivos. Animais e plantas podem concentrar os compostos em níveis milhares de vezes maiores que os presentes no ambiente.
O acúmulo de metais e outros poluentes industriais pelos organismos podem ter efeito bastante abrangente já que possibilita o transporte dos contaminantes via teia alimentar para diversos níveis tróficos de a cadeia alimentar. Este efeito culmina com a ocorrência das maiores taxas de contaminação nos níveis mais altos da teia trófica (consumidores secundários e terciários).


FORMAS DE CONTROLE
A presença de metais muitas vezes está associada à localização geográfica, seja na água ou no solo, e pode ser controlada, limitando o uso de produtos agrícolas e proibindo a produção de alimentos em solos contaminados com metais pesados.

2 comentários:

  1. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir
  2. JCB Casino - Las Vegas, NV - JSM Hub
    JCB Casino offers 계룡 출장안마 the 용인 출장안마 widest selection of casino and slots. Click to see what your friends 제주도 출장안마 are 태백 출장안마 saying about JCB Casino. 세종특별자치 출장마사지 Sign up now and get up to $1000

    ResponderExcluir